problemas de conexao


Existem vários métodos para tirar todo proveito de sua banda. Se a conexão está mais lenta do que o esperado, o problema pode estar dentro de casa. Isso pode ser resolvido com alguns ajustes e configurações.

1 - Verificando a velocidade prometida

Antes de qualquer coisa, confira se a velocidade de transferência está de acordo com a especificada pelo provedor de acesso à internet. Visite um dos sites abaixo para conferir a velocidade da sua conexão.
http://www.speedtest.net/
http://www.rjnet.com.br/1velocimetro.php

Alternativamente, você pode baixar o MySpeed PC para efetuar o teste. Ele é um programa gratuito que mede a velocidade de download e upload através de gráficos. Além disso, ele testa a capacidade da conexão que deve ser igual ao especificado no contrato com o provedor.

Para obter resultados mais precisos, procure realizar os testes em horários de menor tráfego (madrugada e finais de semana). Feche todos os programas que possam realizar transferência de dados, como Messengers, Compartilhadores P2P, etc.

A velocidade que você vê nos aceleradores de downloads, compartilhadores P2P e navegadores está em bytes por segundo. Ou seja, se você possui o plano de 1024 kilobit por segundo (Kbps), por exemplo, a sua velocidade máxima de download será de 128 kilobytes por segundo (KBps). Para outras velocidades, basta fazer a conta: o bite é equivalente a 1/8 (um oitavo) do byte.



O provedor de acesso à internet está me enganando?

O acesso à internet por banda larga no Brasil cresceu muito nos últimos anos para os usuários domésticos. Da mesma forma, as reclamações de consumidores insatisfeitos com os serviços também cresceram — a maioria delas por causa da velocidade da conexão.

A velocidade de download não é exatamente o que as companhias anunciam. Todas elas praticam o chamado “overselling”, ou seja, as empresas vendem o mesmo link de dados para várias pessoas (em torno de 30 por link).

As companhias levam em conta que os usuários não utilizarão toda banda disponível ao mesmo tempo. Isso acarreta lentidão nas conexões em horários de pico. Uma das saídas utilizadas por elas é o “traffic shaping”, que consiste em bloquear o tráfego de dados provenientes de compartilhadores P2P.

É por isso que as empresas conseguem vender planos de 4, 6 ou 10 Megabits a preços acessíveis para usuários domésticos. Links dedicados (empresariais) possuem uma banda fixa e não possuem grandes variações na taxa de transferência, no entanto são bem mais caros.

2 - Elimine qualquer intruso

Primeiramente, verifique se o seu computador está livre de vírus, spywares, trojans e pragas em geral. Muitos deles utilizam a internet para enviar dados pessoais e se espalhar pela internet. Atualize o programa antivírus e faça uma varredura geral no computador.

Depois, verifique se existe algum programa “intrometido”. Para isso, baixe e instale o Bitmeter II. Ele é um programa gratuito que mostra o status da conexão em tempo real através de gráficos. Desligue todos os programas que utilizam conexão com a internet e observe o gráfico para verificar se existem conexões não autorizadas.

3 - Troque o modem ou atualize o firmware

Caso você possua um contrato de conexão banda larga antigo, verifique se o modem fornecido pelo provedor de internet possui um modelo novo. A simples troca de aparelho pode ocasionar uma melhora significativa no fluxo de dados.

Mesmo sendo um modelo novo, verifique se o modem possui a última versão do firmware instalada. O firmware é um software que controla internamente os equipamentos eletrônicos e sua atualização pode trazer melhoras na conexão. Para saber a versão do firmware, você precisará entrar na interface de configuração do modem.

Configurando o modem

Primeiramente, você terá que descobrir o IP do modem. Para isso, vá até ao Menu Iniciar e clique em Executar. Digite "cmd" na linha de comando (sem as aspas) e pressione Enter. Se você é usuário do Windows 98, digite "command" ao invés de "cmd".

Digite "ipconfig" na janela que abrir e pressione Enter novamente. O IP do modem que você procura será o valor do “Gateway Padrão”. Anote este número e digite em seu navegador (Firefox, Internet Explorer, etc.).




Depois, é bem provável que você precise digitar um nome de usuário e uma senha para acessar as configurações. Caso você não tenha alterado estes dados quando instalou pela primeira vez, consulte novamente o manual para obter o login e senha padrão.



Uma vez logado, procure pelo número da versão do firmware na página de status. Procure no site do fabricante qual a última versão do firmware disponível. Caso precise atualizar, siga os procedimentos a partir da interface de configuração.



No site de suporte do modem D-Link, existem vários emuladores dos modelos da marca. Entre no site e clique no link Emulators. Procure o modelo do seu modem e faça um teste. Se ele pedir um nome de usuário e senha, apenas clique em OK.

Reinicie o modem e o computador e realize novamente os testes de velocidade acima. Além da melhora no tráfego de dados, a troca do modem ou a atualização de firmware podem resolver problemas de queda de conexão.

4 - Verifique as configurações do modem

Enquanto estiver na interface de configuração do modem, aproveite para dar uma olhada nos parâmetros de configurações. A velocidade máxima de download e upload permitida devem estar de acordo com o plano contratado junto ao provedor de acesso. Se os valores divergirem, ligue para seu provedor de acesso e peça que eles o ajudem a configurar.

5 - Dê uma geral na fiação

Cabos velhos e mal instalados prejudicam a estabilidade do sinal e causam queda de conexão. Procure eliminar emendas e extensões na linha telefônica ou no cabo.

No caso do ADSL, os usuários utilizam filtros de linha para cada telefone. Assim, o sinal ADSL percorre todas as extensões da casa até encontrar o filtro, o que prejudica o sinal. O mais recomendado é fazer a interceptação do sinal quando a fiação chega à residência. Coloque um único filtro para todos os telefones e estique um cabo exclusivamente para o computador.




Faça um teste: tire o telefone do gancho e disque 2, se você ouvir algum zumbido ou chiado, verifique se as tomadas estão em boas condições e faça o teste novamente. Se o problema persistir, pode ser problema no aterramento da central que fica na rua e só a companhia telefônica pode resolver isso.

Por último, mas não menos importante, verifique se sua casa possui um sistema de aterramento apropriado e se os eletrodomésticos estão conectados a ele. Fios elétricos com excesso de tensão (voltagem) podem causar ruídos na linha. Além disso, o aterramento é uma questão de segurança.

6 - Configure seus programas

Se você fez todos os passos até aqui e sua conexão melhorou, é hora conferir algumas dicas de como turbinar sua conexão e usar até o último bit por segundo disponível. Otimize seu sistema e programas, afinal, internet rápida com um computador lento não ajuda muito.

Existem diversas ferramentas que fazem uma verdadeira faxina no seu computador. Confira neste link alguns programas que ajudam a manter seu sistema limpinho. Eles permitem corrigir entradas inválidas de registro do sistema, limpar históricos de atividades, desinstalar programas, entre outros.

Com a “casa” limpa, está na hora de acelerar seus downloads com um dos gerenciadores de downloads disponíveis aqui no Baixaki. Confira uma lista deles neste artigo e escolha o que melhor satisfazer suas necessidades.

Se você usa o Firefox para navegar pela internet, dois programas devem fazer parte de suas extensões. O Firetune melhora o desempenho do programa e é ideal para computadores mais lentos. O Fasterfox, por outro lado, otimiza a navegação e carrega as páginas mais rapidamente.

Conclusão

Um problema pode ter várias causas, mas também existem diversas opções para solucioná-lo. Fique atento para não ser enganado pelas empresas provedoras de acesso e verifique se todos os equipamentos estão em ordem. Feito isso, você pode tirar proveito de toda banda disponível para realizar suas transferências e navegar tranqüilo.
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