Thomson TG508





Neste tutorial, explicarei como liberar as portas do modem/roteador ADSL2+ Thomson TG508, para conseguir ID alta no emule. Contratei GVT aqui para casa (cancelei a Oi/Velox), e eles instalaram esse modem/roteador, e quando abri o emule, estava com ID baixa (setinhas amarelas no icone indicativo de status da conexão, conforme imagem abaixo). Com ID baixa, a velocidade de download dos arquivos cai, além de vc ir para os últimos lugares na fila de espera para começar a baixar os arquivos.


ID baixa no emule

Antes tinha um Speedstream 5200, em que havia liberado/configurado suas portas para permitir ID alta no emule. Já tive, emprestado (infelizmente já tive que devolve-lo), também um Speedstream 4200 (ambos excelentes Modens/roteadores, que eu preferiria à esse Thomson TG508, que não conhecia).

Nota: a interface do meu modem/roteador Thomson TG508 está em inglês, por opção pessoal (eu prefiro assim), mas há a opção de po-la em português. Para ampliar as imagens, basta clicar nas mesma.

Digite em seu navegador de internet (eu uso o firefox) o seguinte endereço, para abrir a interface de configuração do Thomson TG508: 192.168.1.1

Com isso será aberta a pagina para entrada de usuário e senha (estas informações são fornecidas pelo seu provedor). Insira os dados de usuário e senha (User/Password) nos campos correspondentes e clique em "Login" .

Tela de login do Thomson TG508

A seguinte tela será aberta:

Tela de abertura da interface de configuração do Thomson TG508

Nas opções em Toolbox, clique em " Game & Application Sharing ", para abrir a seguinte tela:

Obs. : note que eu ja tenho o meu emule incluido/configurado. Suas telas podem ter imagens/aparência diferentes. 

Clique agora em " Create a new game or application "
A seguinte tela se abrirá:

Obs.: o modem/roteador já traz varias aplicações e games pre-configurados, inclusive o próprio emule, mas eu quis configurar/incluir manualmente, para aprender como se faz.

Aplicativos e jogos já pre-configurados no Thomson TG508

Em Pick a task, clique em " Create a new game or application ", para abrir a próxima tela :


Escolha " Manual Entry of Ports Map ", mas antes escolha um nome para seu aplicativo ou game (nomeei como emule3). Clique em Next.
Insira as portas TCP e UDP correspondentes. O emule, costuma usar as portas: 4662 para TCP e 4672 para UTP (eu uso outro nº de portas em meu emule):

Prencha os campos em "Port Range" e "Translate To ..." conforme exibido na imagem acima e clique em "Add"


Prencha os campos em "Port Range" e "Translate To ..." conforme exibido na imagem acima e clique em "Add"

Observação: você deve inserir as mesmas portas TCP e UDP, que já estão inseridas/configuradas em seu emule:
Portas TCP e UDP configuradas no emule (acessadas clicando em"Options" e em "connection" no emule)

Em seguida clique em "Apply" , logo abaixo do campo com o nome que vc deu a aplicação.

Após o modem/roteador aplicar as alterações, volte a página " Game & Application Sharing "


e clique " Assign a game or application to a local network device ".
A seguinte tela irá abrir:


Escolha então o aplicativo que você adicionou; em nosso caso o emule3. Clique em "Add"
e deverá surgir a tela abaixo,


exibindo o emule3 adicionado e associado ao IP de sua placa de rede , no meu caso, 192.168.1.2 . A propósito, vc deve configurar um IP fixo para sua placa de rede, para que essa configuração toda, dê certo.

Abri novamente o emule, e consegui ID alta (ilustradas pelas setinhas verdes):

Obs.: as vezes demora um pouco até se estabelecer a conexão com ID alta (as setinhas ficarem verdes). Aqui em geral leva por volta de 1 minuto.


P.S. como já tinha configurado/adicionado o meu emule anteriormente à feitura desse tutorial, em algumas telas podem haver duplicidade e/ou falta de exibição da entrada emule correta para esse tutorial.

Bem, é isso. espero que seja útil a alguém.
_______________________________Um tutorial que usei como referencia, embora use outro modelo de modem/roteador da Thomson, o TG787, pode ser encontrado no seguinte link:
________________________________________________


ATUALIZAÇÂO


Dica do leitor Gwarah:


Gwarah disse...

William, valeu a dica. No meu caso foi um pouco mais complicado pois eu tenho o modem thomson + roteador siemens gigaset se361. Eu vinha informando em ambos o ip da minha máquina. Aí tava a pegadinha. No modem eu deveria informar o ip (wan) do roteador (no meu caso 192.168.1.64). Aí sim funcionou.
13 de janeiro de 2010 00:15

Fonte:  womni.blogspot.com




Para Criar um Link Desse Post no Seu Site, Copie o Código da Caixa Acima e Cole no HTML do Seu Site.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem